domingo, 13 de julho de 2008
Morte .
O Dia da Morte; pintura de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905) .
Morte, óbito, falecimento ou passamento são termos que podem referir-se tanto ao término da vida de um organismo como ao estado desse organismo depois do evento. As alegorias comuns da morte são o Anjo da Morte, a cor negra, ou o famoso túnel com luminosidade ao fundo.
A morte é o fenômeno natural que mais se tem discutido tanto em religião, ciência, opiniões diversas. O Homem, desde o príncipio dos tempos, tem a caracterizado com misticismo, magia, mistério, segredo.
Considerações sobre a morte.
Biologicamente, a morte pode ocorrer para o todo, para parte do todo ou para ambos. Por exemplo, é possível para células individuais, ou mesmo órgãos morrerem, e ainda assim o organismo como um todo continuar a viver. Muitas células individuais vivem por apenas pouco tempo, e a maior parte das células de um organismo são continuamente substituídas por novas células.
Também é possível que o organismo morra (geralmente, num caso de morte cerebral) e que suas células e órgãos vivam, e sejam usadas para transplantes. Porém, neste caso, os tecidos sobreviventes precisam de ser removidos e transplantados rapidamente ou morrerão também. Em raros casos, algumas células podem sobreviver, como no caso de Henrietta Lacks (um caso em que células cancerígenas foram retiradas do seu corpo por um cientista, continuando a multiplicar-se indefinidamente).
A irreversibilidade é constantemente citada como um atributo da morte. Cientificamente, é impossível trazer de novo à vida um organismo morto. Se um organismo vive, é porque ainda não morreu anteriormente. No entanto, muitas pessoas não acreditam que a morte física é sempre e necessariamente irreversível, enquanto outras acreditam em ressuscitação do espírito ou do corpo e outras ainda, têm esperança que futuros avanços científicos e tecnológicos possam trazê-las de volta à vida, utilizando técnicas ainda embrionárias, tais como a criogenia ou outros meios de ressuscitação ainda por descobrir.
Alguns biólogos acreditam que a função da morte é primariamente permitir a evolução.
Morte humana: definição e significado
O triunfo da morte, de Pieter Brueghel o Velho, (1562).
De longe o mais importante e significante tipo de morte para os seres humanos é a morte de um dos seus. Pensar sobre a morte humana levanta muitas questões.
Primeiro, é ruim como podemos identificar o momento exacto em que a morte ocorreu. Isto parece importante, porque identificar o momento pode permitir-nos registar a hora exacta da morte nas certidões de óbito, ter a certeza que o corpo será libertado após se verificar que a pessoa está realmente morta, e em geral, saber como agir perante uma pessoa viva e uma pessoa morta. Em particular, identificar o momento exacto da morte é importante nos casos de transplante de orgãos, porque tais órgãos precisam de ser transplantados (cirurgicamente) o mais rápido possível.
Historicamente, tentativas de definir o momento exacto da morte foram problemáticas. Morte foi uma vez definida como paragem cardíaca e respiratória, mas com o desenvolvimento da ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação, por exemplo, surgia um dilema: ou a definição de morte estava errada, ou técnicas que realmente ressuscitavam uma pessoa foram descobertas (em vários casos, respiração e pulso cardíaco podem ser restabelecidos). A primeira explicação foi aceita, e actualmente, a definição de morte é conhecida como morte clínica - morte cerebral ou paragem cardíaca irreversível, por exemplo.
Actualmente, quando requerida, a morte geralmente é esclarecida como morte cerebral ou morte biológica: pessoas são dadas como mortas quando a actividade cerebral acaba por completo. Presume-se que a cessação de actividade eléctrica no cérebro indica fim de consciência. Porém, aqueles que mantêm que apenas o neo-córtex do cérebro é necessário para a consciência argumentam que só a actividade eléctrica do neo-córtex deve ser considerada para definir a morte. Na maioria das vezes, é usada uma definição mais conservadora de morte: a interrupção da actividade eléctrica no cérebro como um todo, e não apenas no neo-córtex, é adoptada, como, por exemplo, na Definição Uniforme de Morte (Act) nos Estados Unidos.
Até nesses casos, a definição de morte pode ser difícil. EEGs podem detectar pequenos impulsos eléctricos onde nenhum existe, enquanto houve casos onde actividade cerebral em um dado cérebro mostrou-se baixa demais para que EEGs os detectassem. Por causa disso, vários hospitais possuem elaborados protocolos determinando morte envolvendo EEGs em intervalos separados.
A História médica contem muitas referências anedotais a pessoas que foram declaradas mortas por médicos e que voltaram à vida, às vezes dias depois, já no seu caixão ou durante procedimentos para embalsamento. Histórias de pessoas enterradas vivas (e assumindo que não foram embalsamadas) levaram um inventor no começo do século XX a desenhar um sistema de alarme que poderia ser activado dentro do caixão.
Por causa das dificuldades na definição de morte, na maioria dos protocolos de emergência, mais de uma confirmação de morte (de médicos diferentes) é necessária. Alguns protocolos de treinamento, por exemplo, afirmam que uma pessoa não deve ser considerada morta a não ser que indicações óbvias que a morte ocorreu existam, como decapitação ou dano extremo ao corpo. Face qualquer possibilidade de vida, e na ausência de uma ordem de não-ressuscitação, equipes de emergência devem proceder ao transporte o mais imediato possível até ao hospital, para que o paciente possa ser examinado por um médico. Isso leva à situação comum de um paciente ser dado como morto à chegada do hospital.
Talvez a morte não ocorra num momento em particular e se desenvolva durante um período de tempo. Em todo o caso, talvez não seja muito significativo falar em "momento exacto da morte", pelo menos a nível biológico.
O que acontece ao ser humano depois da morte?
"Tudo é vaidade". Uma ilusão de óptica criada por Charles Allan Gilbert, criticando o apego material da vida mundana.
A questão de o que acontece, especialmente com os humanos, durante e após a morte (ou o que acontece "uma vez morto", se pensarmos na morte como um estado permanente) é uma interrogação freqüente, latente mesmo, na psique humana. Tais questões vêm de longa data, e a crença numa vida após a morte como a reencarnação ou ida a outros mundos é comum e antiga (veja submundo). Para muitos, a crença e informações sobre a vida após a morte são uma consolação ou uma cobarvia em relação à morte de um ser amado ou à prospecção da sua própria morte. Por outro lado, medo do Inferno ou de outras conseqüências negativas podem tornar a morte algo mais temido. A contemplação humana da morte é uma motivação importante para o desenvolvimento de sistemas de crenças e religiões organizadas. Por essa razão, palavra passamento quando dita por um espirita, significa a morte do corpo. A passagem da vida corpórea para a vida espiritual.
Apesar desse ser conceito comum a muitas crenças, ela normalmente segue padrões diferentes de definição de acordo com cada filosofia. Várias religiões crêm que após a morte o ser vivo ficaria junto do seu criador (Deus).
Muitos antropólogos sentem que os enterros fúnebres atribuídos ao Homem de Neanderthal/Homo neanderthalensis, onde corpos ornamentados estão em covas cuidadosamente escavadas, decoradas com flores e outros motivos simbólicos, é evidência de antiga crença na vida após a morte.
Do ponto de vista científico, não se pode confirmar nem rejeitar a idéia de uma vida após a morte. Embora grande parte da comunidade científica sustente que isso não é um assunto que caiba à ciência resolver, muitos cientistas tentaram entrar nesse campo estudando as chamadas "experiências de quase-morte", e o conceito de "vida" se associa ao de "consciência". São consideradas duas hipóteses:
* A consciência existe unicamente como resultado de correlações da matéria. Se esta hipótese fôr verdadeira, a vida cessa de existir no momento da morte.
* A consciência não tem origem física, apenas usa o corpo como instrumento para se expressar. Se esta hipótese fôr verdadeira, certamente há uma existência de consciência após a morte e provavelmente antes da morte, também, o que induziria às tentativas de validação da reencarnação.
Até quando (e se) a ciência conseguir demonstrar alguma dessas hipóteses, esse assunto continuará a ser uma questão de fé para a grande maioria das pessoas.
Personificação da morte
A Morte também é representada por uma figura mitológica em várias culturas. Na iconografia ocidental ela é usualmente representada como uma figura esquelética vestida de manta negra com capuz e portando uma foice/gadanha. É representada nas cartas do Tarot e frequentemente ilustrada na literatura e nas artes.
A morte também uma figura mitológica que tem existido na mitologia e na cultura popular desde o surgimento dos contadores de histórias. Na mitologia grega, Tânatos seria o deus Morte, e Hades, o deus do mundo da morte.
O ceifador também aparece nas cartas de tarô e em vários trabalhos televisivos e cinematográficos. Uma das formas dessa personificação é um grande personagem da série Discworld de Terry Pratchett, com grande parte dos romances centrando-se nela como personagem principal.
A Morte na literatura
A morte de Abel, interpretação do homicídio descrito na Bíblia por Gustave Doré.
Como Oscar Wilde escreveu tão elegantemente: "(...) Morte é o fim da vida, e toda a gente teme isso, só a Morte é temida pela Vida, e as duas reflectem-se em cada uma (...)"
"(...) desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (...)" (Filipensis 2:12) A visão da Bíblia sobre a Morte.
A morte é considerada através de várias perspectivas na literatura de todo o mundo. Encaramos a morte, lidamos com o falecimento de entes queridos e desconhecidos, discutimos o seu significado religioso, filosófico, social, etc.
Muitos autores usaram-na como via para expressar o que há depois da vida, sob a perspectiva de várias teorias. As três mais divulgadas e proponderantes são:
* A teoria da "Extinção Absoluta" permanente da vida ao ocorrer a morte física, ou teoria Materialista (monista);
* A teoria do "Céu e Inferno" numa vida eterna para além da física e determinada pela conduta na vida física, ou teoria Teológica
* A teoria da reencarnação através de renascimentos sucessivos em corpos físicos e com diferentes experiências de vida para alcançar a expansão de consciência e perfeição espiritual, ou teoria do Renascimento (dualista).
Culto dos mortos em Portugal
Segundo Leite de Vasconcelos na noite de Todos os Santos, em Barqueiros, era tradição preparar, à meia-noite, uma mesa com castanhas para os mortos da familia irem comer; ninguem mais tocava nas castanhas porque se dizia que estavam “babada dos defuntos”. É tambem costume deixar um lugar vago à mesa para o morto ou deixar a mesa cheia de iguarias toda a noite da consoada para as "alminhas".
Leite de Vasconcelos também considerava o magusto, festa popular em que amigos e familias se juntam para assar e comer castanhas, como o vestigio de um antigo sacrifício em honra dos mortos.
Nesta noite ninguém cuide
Encontrar-se à mesa a sós!
Porque os nossos q'ridos mortos
Vão sentar-se junto a nós.
Outra manifestação do culto dos mortos são as alminhas e os cruzeiros pequenos monumentos de devoção que se encontram frequentemente na beira dos caminhos.
A Morte na Ciência
A morte, no ramo das ciências, é estudada pela tanatologia. Nesse sentido são estudados causas, circunstâncias, fenômenos e repercussões jurídico-sociais, sendo amplamente utilidados na medicina legal. No Brasil o diagnóstico da morte é regido pela resolução 1.480/97 do Conselho Federal de Medicina. A morte também é estudada em outros ramos da ciência, notadamente os relacionados a tratar doenças e traumatismos evitando que elas ocorram. No mesmo sentido uma das estatísticas mundialmente utilizadas para ações governamentais de prevenção são as taxas de mortalidade. Alguns estudos da ciência abordam as experiências de quase morte no sentido de entender os fenômenos correlacionados na quase morte.
Experiência de quase morte
Um dos ramos da ciência relatados através de vários casos de quase morte estuda os sentimentos declarados de pacientes que recuperaram suas funções vitais depois de uma intervenção médica. São comuns relatos de pessoas que dizem ter visto uma luz, um túnel iluninado e às vezes vendo-se a si mesmo, fora do próprio corpo, durante uma cirurgia. Esses relatos dividem opiniôes de especialistas que defendem as causas religiosas no sentido de que a "luz" vivenciada pelos pacientes de quase morte era a luz para o caminho dos céus. A ciência tenta explicar esse fenômeno através de alterações químicas no cérebro, especialmente pela falta de oxigenação em cirurgias graves, fazendo o paciente ter alucinações nesse período de intervenção.
O Dr. Raymond Moody cunhou o termo "experiência de quase-morte" em seu livro escrito em 1975, "Vida após a vida". O livro ganhou atenção do público para o conceito de experiência de quase-morte. Entretanto, relatos dessas experiências sempre ocorreram na história. A obra "República", de Platão, escrita em 360 a.C., contém a lenda de um soldado chamado Er que teve uma experiência semelhante depois de ter sido ferido em combate. Er descreveu sua alma deixando seu corpo e, do céu, viu-a sendo julgada junto com outras almas[1]
A maioria das "experiência de quase-morte" tem as seguintes percepções:
* Sensações de tranqüilidade - essas sensações podem incluir paz, aceitação da morte, conforto físico e emocional
* Luz radiante, pura e intensa - é uma luz que muitas vezes preenche o quarto. Em vários casos os pacientes associam-na ao Céu à Deus
* Experiências fora do corpo - a pessoa sente que deixou seu corpo. Ela pode olhar para baixo e ver o corpo, geralmente descrevendo a visão dos médicos trabalhando nele.
* Entrando em outra realidade ou dimensão - dependendo das crenças religiosas da pessoa ela pode se sentir entrando num portal de novas dimensões
* Seres espirituais - a pessoa sente-se encontrando "seres de luz" ou de outras representações de entidades espirituais. Ela pode perceber esses seres como entes queridos que morreram, anjos, santos ou Deus .
A Morte é só o começo .
death is only the beginning .
la muerte es sólo el comienzo .
FIM .
domingo, 6 de julho de 2008
Baltika Breweries .
Baltika Brewery began production in 1990. The majority of the company's shares (85%) are owned by Baltic Beverages Holding (BBH), which is a subsidiary of Carlsberg Group.
Baltika has 18 breweries, ten of which are located in Russia, 2 in Saint Petersburg, Khabarovsk, Tula, Rostov-na-Donu, Samara, Yaroslavl, Voronezh, Chelyabinsk and Krasnoyarsk. Their combined output totals 24 million hectoliteres per year. Along with the Baltika plants, the BBH consortium operates ten smaller breweries producing its Yarpivo, Pikra and Vena brands.
Baltika produce a range of beers under the Baltika, Arsenalnoe and Leningradskoe brand names.
Baltika beers are marketed in 38 countries and earned the company 207 million dollars in profit in 2004. Baltika (Балтика) beers are especially popular in Russia and the CIS. Their popularity in Britain is on the rise.
Varieties:
* Baltika No. 0 is a non-alcoholic beer made from light barley malt.
* Baltika 1 (Light) at 4.4% abv, is characterized by "light colour and...malt and hops taste."
* Baltika 2 (Pale Beer) is a lager brewed from pale barley malt, rice, and "exclusive varieties of hops."
* Baltika 3 is a 5.1% pale lager. This is also known as Klassicheskoe (Classic).
* Baltika 4 is a 5.6% amber coloured lager brewed from caramel and rye malts. Such coloured lagers are often termed Vienna. This is also known as Originalnoe (Original).
* Baltika 5 (Gold Beer) is a 5.0% lager brewed with both pale and caramel malts.
* Baltika 6 is a bottom fermented 7% dark beer that the brewery classes as a porter "brewed according to traditional English recipes." Such strong dark lagers are often termed Baltic porters.
* Baltika 7 (Export Beer) is a 5.4 % pale lager
* Baltika 8 (Pshenichnoe) is an unfiltered wheat ale (Alc. 5,0% vol.).
* Baltika 9 (Krepkoe) is a strong lager (8-10% alcohol).
* Baltika 10 (Jubilee) is a 5.2% alcohol beer.
Lav pivo .
Lav pivo is a popular Serbian beer brand. Produced and bottled by Carlsberg Srbija in the village of Čelarevo, Bačka Palanka municipality, it has the second biggest market share among the beer brands in Serbia, just behind rival Jelen pivo.[1]
In addition to Serbia, it is also available in Montenegro and Bosnia-Herzegovina.
It is a lager beer with 12 extract and 5.2% alcohol which is, through Carlsberg technology and standards, introduced on the very top of quality among domestic beers. Lav is brewed from the highest quality ingredients, it is golden yellow with specially emphasized and pleasant bitterness and flavour.
Lav pivo is the official beer of the Serbian national football team and also the Serbian National Cup in football, which bears the brand's name (since 2006 it is known as Lav Cup). Additionally, the beer is heavily promoted in Serbian electronic and print media with a "ili jesi ili nisi" (either you are or you aren't) slogan. The TV campaign features a series of commercials with actor Nenad Jezdić.
In December 2006, at the annual contest held by the Serbian Ministry of Trade, Tourism, and Services and Pregled financial daily, Lav pivo was named second best product brand in Serbia in year 2006, just behind Gorki list brandy.[2]
Lav pivo comes in three varieties: the regular one with 5.2% alcohol, the stronger one with 7% known as Lav 7, and finally a smooth variety known as Lav Premium.
Holsten .
Holsten-Brauerei AG (Holsten Brewery plc.) is a beer brewery founded in 1879 in what is now Hamburg's Altona-Nord quarter. The name Holsten is the Danish version of Holstein. The group now has seven breweries in Germany. Its nationally distributed premium brands are the pils beers König Pilsener and Holsten Pilsener. These are backed up by leading regional brands like Licher Pilsner and Lübzer Pils. The Hamburg brewery exports beer to the whole world. Its Holsten Premium is sold in five continents and the brewery's Holsten Pils goes to the United Kingdom where it is sold through the group's own subsidiary.
In 2003 the Holsten brewery absorbed the Bavaria-St.Pauli-Brauerei GmbH with their main brand Astra.
The Holsten group subsidiary Hansa-Brunnen AG has two plants producing mineral water and carbonated soft drinks, mainly for distribution in northern Germany.
The present-day Holsten brewery in Altona has a production capacity of 3.2 million hectolitres. Its biggest-selling product is the premium brand Holsten Pilsener sold on the German market. The beers exported by the Holsten group are also brewed in Altona.
Holsten are perhaps most famously known for their sponsorship of the Tottenham Hotspur football team from 1986 to 1995, and again from 1999 until 2002. They were sponsors of Tottenham at the time of their last FA Cup win in 1991.
Holsten does also produce the beer for the German Aldi Stores.
In 2004 Holsten-Brauerei was acquired by Carlsberg. Holsten produces both Tuborg and Carlsberg for the German market.
Koff Beer .
Sinebrychoff Brewery is a traditional Finnish brewery. It was founded in 1819 in Helsinki, Finland by Russian emigrant Nikolai Sinebrychoff, and is one of the largest breweries in Finland today. It has since become part of Carlsberg Breweries A/S.
The Sinebrychoff brewery claims to be the oldest brewery in Northern Europe. Originally located in Helsinki, the Sinebrychoff brewery is now in Kerava.
The Sinebrychoff logo consists of two brewery horses beneath a golden crown on a red
base.
Beer .
Most notable Sinebrychoff products are their Koff brand of lager and Sinebrychoff Porter. Sinebrychoff also produces popular Karhu brand of beer, as well as other special and seasonal beers and a large amount of other beverages.
Koff is a brand name used by Sinebrychoff for a range of beers from a 7.2% abv Porter, to Wild Indian, a 4.4% abv pale lager.[1][2]
The Koff brand name is used on the shirt of Finnish SM-Liiga Ice Hockey clubs Ilves, HIFK, TPS and Espoo Blues as part of a marketing sponsorship deal.
In 1995, the Spårakoff pub tram started operating in Helsinki just after the 175th anniversary of the brewery, that occurred in 1994.
Karhu Beer .
Karhu is a Finnish beer brand brewed by the Sinebrychoff brewery in Kerava and Pori. It is a pale lager with a strong taste. The brewing of Karhu began in 1898 and in terms of market share, it has become the most popular beer in Finland in the last few years. Currently there are three beers with different ABV's. The most popular one is Karhu III (4.6%). There is also a Karhu A with an ABV of 5.3%. The label on the bottle depicts a bear, which is also the meaning of the name in Finnish .
Marketing slogans .
* Karhu on täyttä olutta.
o "Karhu is a full-bodied beer."
* Jokainen Karhu on täyttä olutta ensipuraisusta viimeiseen pisaraan.
o "Every Karhu is full beer from the first bite to the last drop."
* Kesyttämätön Karhu on lajinsa vahvin.
o "Untamed Karhu is the strongest in its breed."
* Korkkaa huurteisen kylmänä ja nauti täyteläisestä mausta.
o "Open when it's frosty cold and enjoy the full taste."
Carlsberg Beer .
The Carlsberg Group (IPA: /ˈkɑrlzbɚɡ/) is a large brewing company founded in 1847 by J. C. Jacobsen after the name of his son Carl (Carl Jacobsen). The headquarters are in Copenhagen, Denmark. The company's main brand is Carlsberg Beer, but it also brews Tuborg as well as local beers. After merging with the brewery assets of Norwegian conglomerate Orkla ASA in January 2001, Carlsberg became the 5th largest brewery group in the world, employing around 31,000 people.
Carlsberg was founded by J. C. Jacobsen; the first brew was finished on November 10, 1847. Exportation of Carlsberg Beer began in 1868; foreign brewing began in 1968 with the opening of a Carlsberg brewery in Blantyre, Malawi[4]. Some of the company's original logos include an elephant (after which some of its lagers are named) and the swastika. Use of the latter was discontinued in the 1930s because of its association with political parties in neighboring Germany. Carlsberg founder J. C. Jacobsen was a philanthropist and avid art collector. With his fortune he amassed an impressive art collection which is now housed in the Ny Carlsberg Glyptotek in central Copenhagen.
Jacobsen set up the Carlsberg Laboratory in 1875 which worked on scientific problems related to brewing. It featured a Department of Chemistry and a Department of Physiology. The species of yeast used to make pale lager, Saccharomyces carlsbergensis, was isolated at the Laboratory and was named after it. The concept of pH was developed there as well as advances in protein chemistry. The laboratory was part of the Carlsberg Foundation until 1972 when it was renamed the Carlsberg Research Center and transferred to the brewery.
The old brewery in Copenhagen is open for tours and famous visitors have included Winston Churchill and Queen Elizabeth II.
Carlsberg acquired Tuborg breweries in 1970[5] and merged with Tetley in 1992.
Carlsberg has one brewery in Ashkelon, Israel which started production in 1994 of Carlsberg and Tuborg for the local Israeli market.
Carlsberg has two breweries in China - Huizhou and Shanghai. It used to have one in Hong Kong, but shut it down in 1999 due to high costs. Carlsberg's Shanghai brewery started production in 1998.
Carlsberg was founded by J. C. Jacobsen; the first brew was finished on November 10, 1847. Exportation of Carlsberg Beer began in 1868; foreign brewing began in 1968 with the opening of a Carlsberg brewery in Blantyre, Malawi[4]. Some of the company's original logos include an elephant (after which some of its lagers are named) and the swastika. Use of the latter was discontinued in the 1930s because of its association with political parties in neighboring Germany. Carlsberg founder J. C. Jacobsen was a philanthropist and avid art collector. With his fortune he amassed an impressive art collection which is now housed in the Ny Carlsberg Glyptotek in central Copenhagen.
Jacobsen set up the Carlsberg Laboratory in 1875 which worked on scientific problems related to brewing. It featured a Department of Chemistry and a Department of Physiology. The species of yeast used to make pale lager, Saccharomyces carlsbergensis, was isolated at the Laboratory and was named after it. The concept of pH was developed there as well as advances in protein chemistry. The laboratory was part of the Carlsberg Foundation until 1972 when it was renamed the Carlsberg Research Center and transferred to the brewery.
The old brewery in Copenhagen is open for tours and famous visitors have included Winston Churchill and Queen Elizabeth II.
Carlsberg acquired Tuborg breweries in 1970[5] and merged with Tetley in 1992.
Carlsberg has one brewery in Ashkelon, Israel which started production in 1994 of Carlsberg and Tuborg for the local Israeli market.
Carlsberg has two breweries in China - Huizhou and Shanghai. It used to have one in Hong Kong, but shut it down in 1999 due to high costs. Carlsberg's Shanghai brewery started production in 1998.
Tuborg Beer .
Tuborg is a Danish brewing company founded in 1873 by Carl Frederik Tietgen. Since 1970 it has been part of Carlsberg .
Tuborg initially produced pale lager for the Danish market. It merged with United Breweries in 1894, which then entered into a profit-sharing agreement with Carlsberg in 1903. In 1970, United Breweries was acquired by Carlsberg.
Today, they make lager for global export, as well as a variety of continental styles for both domestic and foreign markets .
Tuborg sell a variety of beers in over 26 countries including: Tuborg Green, Tuborg Lemon, Tuborg Christmas beer, Tuborg Gold.
Tuborg Green has been extremely successful in Eastern Europe, especially in Russia where the brand has seen double digit growth for a number of years and is now the largest premium international beer in the country.
Part of the brand's success has come from its strong links to music in Eastern Europe and by being one of the first beers in the market to launch the the innovative ring pull cap .
Amstel .
Amstel Brewery (Amstelbrouwerij) was a brewery founded in 1870 on the Mauritskade in Amsterdam, The Netherlands. It was taken over by Heineken International in 1968, and the brewing plant closed down in 1982,[1] with production moving to the main Heineken plant at Zoeterwoude .
History .
The brewery was founded on June 11, 1870 in Amsterdam and named after the Amstel River, the waters of which also served for refrigeration. By 1872, Amstel was annually producing 10,000 hectoliters. For the purpose of storing the beer, winter ice from the canals was kept in special double walled cellars. Originally, the beer was mostly drunk in Amsterdam. From 1883, it was also exported to Great Britain and Indonesia .
The Beiersche Bierbrouwerij de Amstel (Amstel Bavarian beer brewery) was created in 1892 as a joint stock company. In 1915 the production of Amstel had increased twenty-fold and in 1926, Amstel consisted of a third of the Dutch beer exports. In 1941, Amstel, together with Heineken, bought up the Amsterdam brewery Van Vollenhovens bierbrouwerij, which was closed in 1961 .
In 1954, Amstel built a brewery in Suriname. A few years later, Amstel was the first Dutch brewery to export beer in cans. At this time, the total exports of Amstel beer amounted to 101,000 hectoliters. In 1958 a subsidiary of Amstel produced its first beer in Jordan. In 1960, the third subsidiary of Amstel was opened - the Antillean brewery on Curaçao. 1963 saw the opening of two new breweries, one in Puerto Rico and one in Greece .
Amstel was bought out by Heineken in 1968. In 1972 the Amstel Brewery in Amsterdam was closed and production was relocated to the main Heineken plant in Zoeterwoude. The building on the Mauritskade was torn down. Only the former administration building was kept and has meanwhile become part of the Hogeschool van Amsterdam .
Heineken .
A Heineken é uma cervejaria neerlandesa, fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken na cidade de Amsterdã. Heineken possui cerca de 115 cervejarias em mais de 65 países e emprega aproximadamente 57,557 pessoas. Com uma produção anual de 121.8 milhões de hectolitros de cerveja, Heineken é a quarta maior cervejaria depois da InBev, SABMiller, e Anheuser-Busch .
As cervejarias holandesas da Heineken estão localizadas em Zoeterwoude e 's-Hertogenbosch e seu primeiro prédio, fechado em 1988, tornou-se o museu Heineken Experience, e situa-se em Amsterdã .
A Heineken é patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da UEFA .
Manchester United Footbaal Club .
O Manchester United FC (geralmente abreviado para Man United, Man Utd ou apenas Man U, pronunciado man-iú) é um clube de futebol inglês sediado em Old Trafford na Região Metropolitana de Manchester .
História .
O Manchester United foi fundado como Newton Heath LYR F.C. em 1878, como o time dos operários do depósito da Cia. Ferrovia de Lancashire e Yorkshire em Newton Heath, se tornando Manchester United em 26 de Abril de 1902.
O Manchester foi o primeiro clube ingles a conquistar uma Copa Européia, o primeiro titulo da Liga dos Campeões da UEFA ocorreu, em 1968, no estádio de Wembley, em Londres, onde o Manchester, de Bobby Charlton e George Best, venceu o poderoso Benfica de Eusébio na prorrogação.
Na temporada de 98/99, o Manchester United conseguiu uma façanha, vencendo a tríplice coroa (campeão inglês, campeão da Copa da Inglaterra e campeão da Liga dos Campeões da Europa), o maior título que se pode conquistar no futebol europeu. O bicampeonato da Copa dos Campeões foi conquistado em maio de 1999, no estádio Camp Nou, em Barcelona. Perdendo para o Bayern de Munique (ALE) até os 46 minutos do segundo tempo, o Manchester United conseguiu uma virada inacreditável, marcando dois gols em um minuto e meio. Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjær assinalaram os gols da vitória que trouxe de volta a taça européia ao Old Trafford depois de 30 anos. Esta partida marcou também a despedida do brilhante goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, "The Great Dane", que defendeu a meta do Manchester durante nove anos até se transferir para o Sporting Clube de Portugal.
O Manchester United conseguiu, ainda no ano de 1999, o título de campeão mundial de clubes ao vencer, com time misto, o Palmeiras por 1 x 0 (gol de Roy Keane).
A temporada 2007/08 foi fantástica para o clube, conquistando a Double (Liga dos Campeões da UEFA e Premier League). Seu 17º título inglês foi conquistado na última rodada, após a vitória fora de casa contra o Wigan por 2 x 0, com gols do astro Cristiano Ronaldo e do lendário Ryan Giggs, que neste jogo superou a marca de Sir Bobby Charlton com 768 partidas com a camisa vermelha.
A terceira conquista européia veio contra o Chelsea, no Estádio Luzhniki, em Moscou, na primeira decisão do troféu entre dois times ingleses. No tempo regulamentar o Manchester abriu o placar com o português Cristiano Ronaldo (artilheiro da competição) aos 26min, de cabeça, e o empate veio com Frank Lampard no último minuto do primeiro tempo. Após uma disputa de penaltis frenética, onde até Ronaldo desperdiçou um penalti e John Terry (capitão do Chelsea) escorregou ao cobrar, o United sagrou-se tricampeão após a defesa de Van der Sar no chute de Nicolas Anelka.
Completando suas conquistas européias, foi campeão da Recopa Européia em 1991, batendo o favorito Barcelona, do técnico Johan Cruijff, na final por 2 a 1, com dois gols do ídolo galês Mark Hughes e com Ronald Koeman descontando para os espanhóis.
Em adição, é o maior vencedor da FA Cup e um dos clubes com mais torcedores no mundo, que alcança todos os continentes, mesmo a Ásia e América .
Estádio .
Seu estádio, Old Trafford (apelidado de "Teatro dos Sonhos", por Bobby Charlton) é o segundo maior da Inglaterra. Após as obras de modernização, o estádio teve sua capacidade aumentada para 76.000 espectadores. Famoso pela sua média de público de 75, 76 mil torcedores por jogo (a maior do mundo), o Manchester praticamente não vende bilhetes para os jogos em Old Trafford sendo estes comprados basicamente no inicio da temporada pelos sócios mais antigos. Existem filas de 4 anos de sócios só para poderem adquirir um season ticket (ingresso válido para uma temporada inteira), que pode rondar a quantia de 2000 euros .
Rivalidades .
A um patamar local, o Manchester City é o grande rival do United na cidade e juntos fazem o clássico City x United. Entretanto, uma rivalidade mais intensa é nutrida contra o Liverpool, sendo a recíproca também verdadeira (em geral, os torcedores do Liverpool odeiam mais ao United do que o rival citadino, o Everton.
Outro grande rival é o Arsenal FC. Esta rivalidade teve seu ápice no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, quando os líderes dos dois times (Roy Keane pelo Manchester e Patrick Vieira pelo Arsenal) nutriam um certo ódio entre si e trocavam acusações e entradas violentas que acabavam "contagiando" seus companheiros e torcida, criando um clima todo especial em volta do jogo, que foi, durante anos, o maior clássico da Inglaterra.[carece de fontes?]
Em 2008, o Manchester United teve como maior rival o Chelsea de Londres. Os dois times lutaram pelo titulo do Campeonato Inglês deste ano rodada por rodada, sendo decidido só na última rodada, tendo o Manchester como campeão. Além disso, os dois times travaram o maior duelo da história dos dois clubes quando se enfrentaram na final da UEFA Champions League. A partida terminou empatada em 1 a 1, indo para a prorrogação e sendo decidida somente nos pênaltis, tendo o Manchester novamente como campeão em cima do Chelsea na mesma temporada. Atualmente e o Chelsea é o maior rival do Manchester, pois é o único clube com elenco e finança suficiente para se equiparar ao United .
Títulos oficiais .
Nacionais .
* Campeonato Inglês (17): 1908, 1911, 1952, 1956, 1957, 1965, 1967, 1993, 1994, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2007 e 2008
* Copa da Inglaterra (11): 1909, 1948, 1963, 1977, 1983, 1985, 1990, 1994, 1996, 1999 e 2004
* Copa da Liga Inglesa (2): 1992 e 2006
* Supercopa da Inglaterra (16): 1908, 1911, 1952, 1956, 1957, 1965, 1967, 1977, 1990, 1983, 1993, 1994, 1996, 1997, 2003 e 2007
Internacionais .
* Liga dos Campeões da UEFA (3): 1968, 1999, 2008
* Recopa Européia (1): 1991
* Supercopa Européia (1): 1991
* Campeonato Mundial de Clubes (1): 1999
Elenco Atual:
Goleiros
1 Edwin van der Sar
38 Tom Heaton
12 Ben Foster
Defensores
2 Gary Neville (Capitão)
3 / Patrice Evrá
5 Rio Ferdinand (Terceiro capitão)
6 Wes Brown
15 Sérvia Nemanja Vidić
22 John O'Shea
25 Danny Simpson
46 Richard Eckersley
27 Mikael Silvestre
35 Kieran Lee
66 Sol Campbell
Meio-campistas
4 / Owen Hargreaves
7 Cristiano Ronaldo
8 Anderson
11 Ryan Giggs (Vice-capitão)
13 Ji-Sung Park
16 Michael Carrick
17 Nani
18 Paul Scholes
24 Darren Fletcher
28 Darron Gibson
33 Chris Eagles
43 Mark Hewson
Atacantes
9 Louis Saha
10 Wayne Rooney (Quarto capitão)
32 Carlos Tévez
39 Fraizer Campbell
Técnico
Alex Ferguson
Jogadores famosos
* Cristiano Ronaldo
* Nani
* Wayne Rooney
* John Aston
* John Aston Sr
* Gary Bailey
* David Beckham
* Johnny Berry
* Steve Bruce
* Roger Byrne
* Nicky Butt
* Bobby Charlton
* Allenby Chilton
* Andrew Cole
* Steve Coppell
* Duncan Edwards
* Bill Foulkes
* Brian Greenhoff
* Gordon Hill
* Paul Ince
* Brian Kidd
* Charlie Mitten
* Philip Neville
* Gary Pallister
* Gary Neville
* Paul Parker
* Paul Scholes
* Stan Pearson
* David Pegg
* Charlie Roberts
* Bryan Robson
* Jack Rowley
* Lee Sharpe
* Sam Hewson
* Teddy Sheringham
* Joe Spence
* Alex Stepney
* Nobby Stiles
* Tommy Taylor
* Dennis Viollet
* Neil Webb
* Ray Wilkins
* Anderson
* Kléberson
* Juan Sebastián Verón
* Carlos Tévez
* Jesper Olsen
* Peter Schmeichel
* John Sivebæk
* Fabien Barthez
* Éric Cantona
* Laurent Blanc
* Shay Brennan
* Johnny Carey
* Tony Dunne
* Johnny Giles
* Denis Irwin
* Roy Keane
* Paul McGrath
* Kevin Moran
* Frank Stapleton
* Liam Whelan
* Arnold Mühren
* Ruud van Nistelrooij
* Edwin van der Sar
* Jaap Stam
* George Best
* Jackie Blanchflower
* Harry Gregg
* Sammy McIlroy
* Jimmy Nicholl
* Norman Whiteside
* Henning Berg
* Ole Gunnar Solskjaer
* Ronny Johnsen
* Andriy Kančelskis
* Jesper Blomqvist
* Arthur Albiston
* Martin Buchan
* Pat Crerand
* Alex Forsyth
* David Herd
* Stewart Houston
* Joe Jordan
* Denis Law
* Jim Leighton
* Lou Macari
* Brian McClair
* Gordon McQueen
* Gordon Strachan
* Sandy Turnbull
* Dwight Yorke
* Uruguay Diego Forlán
* Billy Meredith
* Mark Hughes
* Ryan Giggs
Mais jogos com a camisa do Manchester United .
Como em 26 de agosto de 2007 e de acordo com o site oficial . Jogadores que aparecem em negrito , ainda estão atuando pelo Manchester United.
# Nome Temporadas Jogos Gols
1 Ryan Giggs 1991 - presente 759 142
2 Sir Bobby Charlton 1954 - 1973 758 249
3 Bill Foulkes 1952 - 1970 688 9
4 Paul Scholes 1994 - presente 564 138
4 Gary Neville 1992 - presente 541 7
6 Alex Stepney 1966 - 1978 539 2
7 Tony Dunne 1960 - 1973 536 2
8 Denis Irwin 1990 - 2002 529 33
9 Joe Spence 1919 - 1933 510 168
10 Arthur Albiston 1974 - 1988 485 7
Goleadores da história do Manchester United
# Nome Temporadas Jogos Gols
1 Sir Bobby Charlton 1954 - 1973 759 249
2 Denis Law 1962 - 1973 404 237
3 Jack Rowley 1937 - 1955 424 212
4 George Best 1963 - 1974 470 179
5 Dennis Viollet 1949 - 1962 293 179
6 Joe Spence 1919 - 1933 510 168
7 Mark Hughes 1980 - 1986, 1988 - 1995 466 164
8 Ruud van Nistelrooy 2001 - 2006 220 150
9 Stan Pearson 1935 - 1954 347 148
10 David Herd 1961 - 1968 265 145
Manchester United .
Nome Manchester United FC
Alcunhas? Red Devils, Man Utd, Man United, Man U
Fundação 1878
Estádio Old Trafford
Capacidade 656.098
Presidente Joel Glazer
Treinador Alex Ferguson
Patrocinador AIG
Material Desportivo? Nike
Liga Campeonato Inglês
2007-08 Campeão
2006-07 Campeão
2005-06 Vice-Campeão
.
sábado, 5 de julho de 2008
Predador .
O Predador é um filme de ação no melhor estilo anos 80, com um pouco de ficção científica .
Foi feito com 18 milhões de dólares e rendeu 60 milhões só nos Estados Unidos. Também levou à continuação Predador 2 .
História .
Um pelotão do exército, liderado pelo Major "Dutch" (Arnold Schwarzenegger), é enviado em missão na América Central, para resgatar um ministro da Guatemala de guerrilheiros .
A missão é realizada logo, mas descobre-se que os prisioneiros já estavam mortos, eram agentes da CIA (a história do ministro fora inventada pelos superiores). Então uma estranha criatura invisível começa a caçar e matar os soldados .
Predador 2 .
Predator 2 é a sequência do filme de 1987, mas sem o diretor John McTiernan e Arnold Schwarzenegger .
Não teve a mesma recepção do primeiro, mas começou um "cruzamento" com a série Alien que culminaria em gibis, videogames e o filme Alien vs. Predator.
História .
É 1997. Los Angeles está sob um calor de 40 graus e traficantes colombianos e Jamaicanos brigam. De repente, líderes do tráfico começam a serem mortos de maneira cruel, o que leva o policial Mike Harrigan (Danny Glover) a tentar descobrir o que ocorre .
Robocop .
RoboCop (br: Robocop, o policial do futuro / pt: Robocop, o polícia do futuro) é um filme estadunidense de 1987, do gênero ficção científica, dirigido por Paul Verhoeven, e também o nome do personagem fictício principal. No final dos anos 80, o herói cibernético se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria da época. RoboCop teria mais 2 filmes, uma série de TV nos anos 90, duas séries animadas (uma no final dos anos 80 e outras duas dos anos 90), além de aproximadamente 5 videogames .
Sinopse .
Robocop, o policial do futuro contava a história de Alex Murphy, um policial que atuava nas ruas de Detroit. Após uma perseguição aos suspeitos de um roubo a banco, Alex é brutalmente trucidado ao chegar na Velha Usina (local onde a quadrilha se escondeu), tendo sua mão direita estourada e logo depois seu braço direto arrancado com tiros de armas e seu peito fuzilado, e ainda vivo levara um tiro certeiro no crânio dando assim o fim de Murphy pela quadrilha do maníaco Clarence Boddicker .
Dado oficialmente como morto, Alex é transformado pela OCP (Omni Produtos de Consumo), uma poderosa multinacional instalada em Detroit, em um moderno e poderoso cyborg de combate ao crime, batizado de Robocop, dotado da mais alta tecnologia e poder de fogo. Robocop assume o papel de defensor da lei e da ordem nas ruas da decadente Detroit, que está carcomida pelo crime e pela corrupção. Mas Robocop acaba sendo atormentado pelas lembranças de Alex Murphy, sua verdadeira identidade. A partir daí, tem início a uma caçada sem tréguas aos seus agressores. A vingança torna-se sua principal diretriz .
RoboCop, o personagem:
Diretivas básicas:
* 1."Serve the public trust" (Servir à população)
* 2."Protect the innocent" (Proteger os inocentes)
* 3."Uphold the law" (Cumprir a lei)
* 4."Classified" (Confidencial. Esta era a diretiva que o impedia de atacar executivos da OCP) .
Capacitações .
O corpo de Alex Murphy foi alterado ciberneticamente de modo que consegue exercer força de 200 quilogramas em cada uma das mãos. Seu corpo é revestido por uma armadura de titânio laminado que resiste a todas as armas inferiores a bazucas. As partes pretas (pescoço e abdomem) são revestidos com kevlar. O visor em seu capacete permite gravação de vídeo (30 frames/segundo), visão telescópica, mira computadorizada e visão térmica. No punho direito, encontra-se um espeto retrátil que permite a ele fazer interface com computadores, podendo arquivar ou mostrar informação (além de servir de arma branca). RoboCop tem uma arma de fogo, a Auto-9, que usa munição 9mm, com cadência de tiros de 600/minuto (essencialmente uma Beretta 93R modificada). A arma pode ser estocada em sua coxa direita, que tem portinhas e um coldre que abrem conforme seus comandos mentais .
Curiosidades .
* A entrada do prédio da empresa OCP na verdade é a entrada da prefeitura de Dallas .
* As telas de visão de tiro de Robocop possuem referências ao sistema operacional MS-DOS .
* A armadura do personagem Robocop foi construída para que o ator Michael Ironside vivesse o papel de Alex Murphy/Robocop, mas Ironside não pôde aceitar o papel porque a armadura, criada por Rob Bottin, ficou pequena. Sendo assim, o diretor Paul Verhoeven optou por escolher Peter Weller para interpretar o personagem .
* RoboCop foi utilizado para um comercial brasileiro de calças jeans Pool no começo dos anos 90 .
* Uma das músicas mais famosas dos Mamonas Assassinas tinha o nome de "Robocop Gay", que satirizava o personagem .
Só o Robocop pra resolver o crime organizado no Brasil mesmo .
Kamen Rider Black RX .
Kamen Rider (仮面ライダー, Kamen Raidā?), Motoqueiro mascarado em português, é uma série de televisão japonesa que deu origem a um dos vários gêneros do tokusatsu. Foi criada em 1971 pelo já falecido mangaka Shotaro Ishinomori. A primeira série do gênero teve ao todo 98 episódios e durou quase dois anos, de 3 de abril de 1971 a 10 de fevereiro de 1973 .
Sinopse .
Takeshi Hongo, um estudante universitário de ciências e piloto de motociclismo, é seqüestrado pela organização terrorista Shocker, com o intuito de tranformá-lo num soldado cibernético. Antes da operação ser concluída e de sua memória ser apagada, Hongo consegue escapar e passa a combater Shocker, adotando o nome Kamen Rider. Posteriormente, o fotógrafo free-lancer Hayato Ichimonji também é capturado e tranformado num ciborgue idêntico a Hongo, para eliminar o traidor. Hongo, no entanto, salva Ichimonji antes dele ser submetido à uma lavagem cerebral e Ichimonji passa a ocupar o lugar de Hongo como Kamen Rider, já que Hongo deixa o Japão pra combater os agentes da Shocker em outras partes do mundo .
Mais tarde, com a volta de Hongo ao Japão, este passa a ser conhecido como Kamen Rider número 1, e Ichimonji, Kamen Rider número 2. É a vez de Ichimonji deixar o Japão para combater uma outra organização, Geldan. Quando Shocker e Geldan se fundem num único grupo, Gel-Shocker, Rider 2 retorna para ajudar Rider 1 a desmantelar a nova organização .
Assinar:
Postagens (Atom)